Fazedores de Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Qui Fev 14, 2013 5:46 pm

Boa tarde colegas

A minha última aquisição é um relógio Solar. Ou seja, um relógio que aproveita a luz do sol para carregar através de um painel que é o mostrador do relógio. Até agora zero problemas. Mas ao ler as instruções do relógio vi que há uma pilha que de lés a lés tem de ser mudada. Alguém sabe se há inconvenientes?

Mas vamos à análise do meu relógio Solar.

Há uns tempos andava com uma vontade de ter um diver real. Porcurei vários relógios e dei conta que havia uma marca que tinha alguns que estavam a ser vendidos a um preço simpatico (Detomaso) e outra por quem já nutro muito carinho a um valor um pouco superior (Orient Mako). Por brincadeira comecei a colocar puxas nos automaticos e solares da DeTomaso na esperança de ter um relógio a menos de 100e com as características que queria: diver real (+ de 200m e um estilo Blancpain Fiftty Fathoms).
Tantos perdi acima dos 100e que um dia sem querer la tive a sorte de sacar um a bem menos de 100e com portes Laughing (tive sorte...)

Quando recebi o relógio vi que pelo menos em material estava tudo ali. Bem pesado, bem construido e com um ar robusto.
Tudo alinhado, vidro em safira, extensão de mergulho, uma bracelete surpreendentemente boa para o preço e novamente a coroa mais fraquita( de rosca... a ter atenção)
Até agora o relógio tem cumprido a sua função no meu imaginário dos relógios de mergulho. É um pouco bruto e pouco polido em relação ao meu Seiko com o mesmo estilo? SIM, claro... A Seiko produz até agora nas minhas mãos as melhores braceletes que já vi e toquei (polido até ao limite, super confortável...) O mostrador está bem feito, é legível, o luminova aguenta uma noite não com toda a sua pujança inicial, mas o suficiente para se encontrar na penumbra. Não tem a finesse de alguns dos meus outros relógios, mas pelo preço apresenta características assinaláveis. Os automáticos com movimento Citizen vão sempre a mais de 110e, mas parece-me um bom investimento.
O movimento tem 100h quando completamente carregado. Até agora ainda não parou por isso não posso avaliar. Uma palavra para o diametro. Tem 42 sem coroa. Vejam o resultado, parece um 45... Tal como disse no inicio, com falta de material não se fica Smile

Mas vamos a fotos Smile



Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Img9458p
Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Img9486t
Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Img9472y
Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Img9517tl
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Qui Fev 14, 2013 7:57 pm

Bela máquina... Mecanismo Citizen
Os mais sinceros parabéns
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Sex Fev 15, 2013 10:26 pm

Sr Paulo,

O movimento é um SII, calibre VS37a
conhece? ou alguém cá do forum?

Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Sex Mar 01, 2013 9:19 pm

Paulo Girão escreveu:Bela máquina... Mecanismo Citizen
Os mais sinceros parabéns

Eu ia perguntar isso... mas Paulo, não me parece ser um Ecodrive... esses, dependendo da versão, têm pelo menos 6 meses de funcionamento com 48h de luz natural, o que é muito mais que 100 horas.

Pronto, vou deixar de ser preguiçoso e procurar.... Ping!... é um TMI, companhia que pelos vistos pertence à Epson. Características do módulo aqui: http://www.timemodule.com/se/pdf/vs37a_SS.pdf
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Sex Mar 01, 2013 11:15 pm

Kutusov escreveu:
Paulo Girão escreveu:Bela máquina... Mecanismo Citizen
Os mais sinceros parabéns

Eu ia perguntar isso... mas Paulo, não me parece ser um Ecodrive... esses, dependendo da versão, têm pelo menos 6 meses de funcionamento com 48h de luz natural, o que é muito mais que 100 horas.

Pronto, vou deixar de ser preguiçoso e procurar.... Ping!... é um TMI, companhia que pelos vistos pertence à Epson. Características do módulo aqui: http://www.timemodule.com/se/pdf/vs37a_SS.pdf

Olá

O problema é que existe várias anuances do modelo/nome (Detomaso)... Pelo que ouvi hoje, esta máquina está a trabalhar fechada na caixa há muito mais de 100 horas. Smile pode ser mesmo um Citizen/Miyota... Assim se justifica tanto tempo de autonomia, ou então será no minimo estranho... Mas por enquanto não me quero pronunciar mais Surprised
Tenho de procurar o site onde li isso inclusivé o calibre "dois mil e qualquer coisa"... Quando encontrar coloco aqui a informação.

Cumprimentos
Paulo
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Sáb Mar 02, 2013 4:18 am

Ok


Obrigado! Já percebi que aguenta 6 meses assim, logo já posso parar com o teste Very Happy
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Dom Mar 03, 2013 12:02 pm

Iloper escreveu:Ok


Obrigado! Já percebi que aguenta 6 meses assim, logo já posso parar com o teste Very Happy

Olá

Não estou a encontrar o local onde li a informação que mencionei Embarassed Era um Detomaso com mecanismo eco-drive Crying or Very sad se assim for, a autonomia será de + ou - 6 meses...

Caro Kutusov, o Amigo pode muito bem ter razão, também encontrei este modelo com mecanismo "Seiko" ... Pode muito bem ser uma VS 37 Shocked (se assim for está a superar as espectativas do fabrificante)... Aliás eles dizem mesmo que poderá superar as 100 horas de autonomia.

Como disse, há vários modelos bem como "cópias" também com mecanismos da Citizen/Myiota com o calibre 8215 (totalmente mecânicos/automáticos)... Que neste caso em concreto não se "enquadram" Wink

Cumprimentos
Paulo Girão
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Dom Mar 03, 2013 2:50 pm

Sim, tenho alguns Miyota 8215 e são grandes mecanismos! São também muito disseminados e muitos construtores (ou montadores, melhor dizendo) usam esse calibre como alternativa ou mais difícil de obter e muito mais caro 2824-2 (ou o SW 200). Então em termos de cronógrafos quartz, módulos da Miyota são usados por 1001 marcas!

Não ando minimamente a par das alternativas solares de marcas sem mecanismos da casa mas não tenho ideia de algum dia ter visto um ecodrive noutra marca. Verdade seja dita que, assim de repente, também só me lembro da Seiko (que usam os módulos deles), Citizen e Orient (que não sei o que usam, talvez deles, talvez da Seiko com uma ou outra alteração já que pertencem ao grupo). E claro, os g-shock, mas esses não tenho qualquer contacto. Gostava muito de arranjar um digital que conseguisse tolerar e usar mas, tirando o TAG e os Junghams (e não tenho a certeza se não os vendia ao fim de uma semana), não há assim nada que me apele minimamente.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Dom Mar 03, 2013 7:51 pm

Olá Kutusov

Os Eco-drive nascem na Citizen (projecto exclusivo)... Aliás esta marca apesar de pouco badalada esteve sempre na vanguarda das inovações a par com a Seiko óbviamente... Nesta fase dos Eco-drive, a Citizen leva vantagem perante a Seiko...

Eco-drive

A Seiko veio bem depois com um sistema similar, mas com base nos Citizen.

Quanto ao Orient, e nos modelos de quartz poucos são os modelos próprios... Grande parte dos modelos de quartz (crono) são Shiojiri (made By Seiko).
Os mecanismos mais antigos e automáticos, como por exempo os 46941 e até aos 46943 (excelentes mecanismos), tiveram no projecto de base, os Seiko séries 6 mil e os 7 mil.

Cumprimentos
Paulo Girão
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Dom Mar 03, 2013 8:50 pm

Viva Paulo, obrigado pelos esclarecimentos. Como disse, o meu conhecimento é só teórico porque nunca tive nenhum solar que não fosse Citizen. Do que ouço noutros forums, são de longe os melhores e, de facto, só tenho coisas boas a dizer dos meus. No início tinha só um como relógio daqueles que se pega quando já se está atrasado para tudo mas, quando dei conta, já ia em cinco ecodrives de emergência Shocked Agora reduzi para três, que ainda acho que é teoricamente a mais mas o mais que me vejo a fazer é substituir um deles por um outro modelo também Ecodrive.

Esses Citizen solares iniciais de que fala... eram os Crystron, não eram? Ou houve alguma coisa antes?

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Crystron
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Dom Mar 03, 2013 10:28 pm

Os Eco-drive datam desde 1995... Em 1996 são reconhecidos em todo o Mundo e recebem o selo Ekomark

Vejam mais um historial da Citizen - Aqui


E aqui... Como anteriormente mecionado
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Dom Mar 03, 2013 11:49 pm

Tinha falhado esse link anterior.

Por curiosidade, e sem estar relacionado, lembrei-me agora deste:

https://www.youtube.com/watch?v=F16Vz5ODLSI

Foi uma edição limitada e vi dois no ebay.jp por cerca de US$7000 cada um Shocked Têm bastante pior aspecto em fotos reais e não sei até que ponto é uma tecnologia viável se passar a produção em massa. Acho que não terão de triangular sinais como um GPS mas têm de ter uma vista desimpedida para o céu. Seja como seja, é interessante como a Citizen aposta em tecnologias novas e não parece merecer o reconhecimento por isso. Por exemplo, um Sinn é altamente reverenciado (e merecidamente) pelo revestimento de alguns modelos mas ninguem se lembra dos super-titanios da Citizen e todas as outras tecnologias que têm ou desenvolveram. Se calhar a culpa também é um bocado deles, os modelos mais interessantes nunca cá chegam (os Attesa, por exemplo).
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Seg Mar 04, 2013 12:19 am

lindo em 3d... fabulosa ideia execução. Pena ser feio...

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR 1456159_111018190821_P1000458
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Paulo Girão Seg Mar 04, 2013 12:28 am

Olá
Pois!! Não sei porque em Portugal a Citizen não é "bem aceite"... Apesar de Seiko ter um pouco mais procura, os Orient são mais aceites... A primazia recai sobre os suíços.

Estive com um Cliente na 4ª feira, falamos de várias coisas... Após entrega de 4 relógios Omega para reparação, veio à conversa o nome Seiko... A resposta da parte do Cliente, foi logo: Seiko não por favor.
Mas depois disse ter comprado um Lorus... Opções, só tenho de respeitar. Surprised

O que quero dizer, é que no ouvido dos Portugueses, "impera" várias marcas, mas com predominância suíça.
A nova geração já aceita melhor os relógios Japoneses, mas e pelo que ouvem (Familiares e pessoal mais entradote), também predomina o Suíço.

Se formos saber a opinião de um Brasileiro, já é outra história... Citizen e Seiko, são os relógios mais vulgarmente vendidos... Têm uma boa aceitação.

Eu reparei/restaurei um Seikosha puro (calibre pioneiro da actual Seiko... Aliás a Seiko inicialmente era Seikosha), que a precisão era de cronómetro e a superar marcas de topo suíças... Aliás atrevo-me a afirmar que no tempo em que havia o concurso para atribuir o prémio do melhor cronómetro do ano, a Seiko foi detentora durante vários anos consecutivos, a ponto de e por "despeito", os grandes senhores terem acabado com o troféu do melhor cronómetro.
A Citizen também teve alguns troféus, bem como um Orient com sessenta e poucos rubis.

Bem hajam
Paulo Girão






Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Seg Mar 04, 2013 12:35 am

É, não é? Mesmo com a cerâmica e tudo, parece um relógio de €20 a tentar parecer alguma coisa de impressionante. E o preço tem muito a ver com aquela coisa do culto que os japoneses têm, este relógio tem a ver/aparece/qualquer coisa do género na série de anime/filmes/maga/qualquer coisa do género Appleseed. Ainda não tinha saído e já tinha preço de coleccionador.

Por falar em cerâmica, estes Junghans Spectrum eram capazes de não me desagradar...

https://www.youtube.com/watch?v=IJqFhG4OzEM

...mas lá está... pelo preço, se calhar preferia este...

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR ATD53-3002

Já cheguei seriamente a pensar mandar vir um destes mas, mesmo em promoção como estava, custa mais de €500, é quase certo que os senhores da Alfandega dêem por ele (vêm do Japão) e grande parte do preço está no módulo radiocontrolado... que só apanha o relógio atómico Japonês, por isso cá é só um excelente relógio quartz.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Seg Mar 04, 2013 12:47 am

Esta para o Paulo, que colocamos um post quase ao mesmo tempo...

Eu acho que a forma de encarar a Seiko e a Citizen não é muito diferente noutros países, especialmente Inglaterra e Alemanha (forums de que faço parte e que conheço melhor). A Seiko, especialmente mecânicos ou aquele priemiro cronografo quartz (não me lembro do calibre), são relógios de conhecedores, de quem sabe o que está a comprar para além da marca no mostrador. Quem não sabe, não compreende como é que uma marca "japonoca" pede o que pede por um Grand Seiko se por um bocadinho mais consegue comprar um Rolex Explorer em segunda mão.

A Citizen é outra história porque o grande mercado deles são quartz. E não são baratos para quem acha que quartz é tudo o mesmo (mesmo que depois esses mesmo comprem um Breitling B1 ou assim). Depois também acho que a Citizen não tem um bom catálogo para a Europa. Vêm muitos cheios de cores e coisas escritas nos mostradores que só impressionam quem está a olhar mais ou menos a sério para um relógio pela primeira vez. Nos EU é capaz de colar, eles gostam de estilos assim (basta pensar no que eles consideram ser um bom carro...).

Eu, por exemplo, juro que tentei gostar de um Citizen Orca azul... tive-o mais de um ano na caixa, com os outros camaradas a passarem-me pelo pulso mas aquele... foi quando começou a dar sinal de carga baixa que eu tive que assumir que não o conseguia usar mesmo e o vendi. E um Orca é um relógio bem mais discreto ao vivo do que parece nas fotos de internet...
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Seg Mar 04, 2013 3:15 pm

Off topic (porque são mecânicos), mas este é uma artigo interessante já que se está a falar muito da Citizen: http://sweep-hand.org/citizens-vintage-divers-1962-to-1980/
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Sáb Mar 09, 2013 3:45 am

Continuo sem ter um Myota ou um Seiko... talvez um dia
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Sáb Mar 09, 2013 6:26 pm

Eu um dia destes ponho este há venda, que me está a apetecer fazer um upgrade.... está longe de ser a minha prioridade, por isso é capaz de demorar uns tempos.

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E043

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E120_zpsaffd1570

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E061

A bracelete é excelente e tem um sistema de extensão de mergulho/microajuste como os Doxa que é muito útil. Dá para por a bracelet na tamanho mínimo do pulso (tipo quando se acorda) e aumentá-la um pouco durante o dia, especialmente em dias quentes em que o pulso expande mais.

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E092_zpse3724807

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E093_zpse6b8965c

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR CitizenBN0100-51E105_zpsdf50b2f1
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Seg Mar 11, 2013 6:43 pm

lindo! Shocked
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Sex Mar 22, 2013 9:30 pm

tenho andado com este relógio toda a semana. Gosto. Um pouco pesado, mas a qualidade de contrução, embora pouco polida é sólida.
O sistema solar nunca para... deve ser de pilha Laughing
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Sex Mar 22, 2013 9:48 pm

Pilha duracell como o coelhinho... e não comecem com política se fazem o favor! Very Happy

O meu Citizen acima morreu esta semana! Primeira vez que me aconteceu com um ecodrive... Mas também o comprei já em época que se anda de mangas, uso-o muito pouco e, embora esteja guardado numa caixa com tampa transparente, nunca recebe luz forte ou directa. Está num quarto que só recebe luz directa no Verão e de manhã, e que está sempre com cortinas fechadas. Se tiver que ser justo (que é sempre um bocado enfadonho) muito ele se aguentou!!

Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Qua Jun 19, 2013 10:12 pm

Afinal de Solar não tinha nada este relógio...
Depois de verificar que não parava, enviei mail para a Detomaso e prontamente se disponibilizaram para trocar pelo automatico...
Passou a ser PVD preto... mas agora é o meu primeiro CITIZEN... coloco fotos em breve!
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Kutusov Qua Jun 19, 2013 10:43 pm

Como assim?? Era um quartz com bateria descartável?? Shocked
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Iloper Qui Jun 20, 2013 11:28 pm

Não sei dizer porque eles prontificaram-se logo a trocar pelo automático quando enviei mail a perguntar porque é que o meu solar não parava.. Smile
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios Solares  ex: Detomaso San Remo SOLAR Empty Re: Relógios Solares ex: Detomaso San Remo SOLAR

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos