Fazedores de Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tratamento dado à colecção

4 participantes

Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Tratamento dado à colecção

Mensagem  Iloper Sáb Fev 23, 2013 2:42 pm

Boa tarde colegas e amigos

Estive aqui a pensar. Vocês dão corda todos os dias aos relógios? Ou esperam por sabado?

um abraço!
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Martinho Sáb Fev 23, 2013 5:09 pm

Boa tarde a todos

Eu, como raramente ando como mesmo relógio mais do que dois ou três dias, vou dando corda e acertando conforme a escolha para andar no pulso. Como só tenho 4 mecânicos (automáticos) e os restantes quartz (também tenho um Eco-Drive e um Casio Tough Solar) não me preocupo muito em dar corda aos automáticos... por vezes, pego neles e dou-lhes umas delicadas "abanadelas" para lhes por os óleos a trabalhar. Very Happy Very Happy Very Happy
Cumprimentos,
Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Iloper Qua Fev 27, 2013 9:57 am

Eu quase todos os dias dou corda aos meninos... Embarassed
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Kutusov Sex Mar 01, 2013 9:23 pm

Eu estava bem tramado se desse corda a todos... só dou quando uso um. Para além disso, há duas escolas de pensamento nesta questão... uma diz que o relógio parado tem menos desgaste porque está parado. Outra diz que o relógio deve estar a andar por causa da lubrificação e que assim dura mais tempo. Eu custa-me a a creditar na segunda, um relógio não é como um motor com um circuito de lubrificação...
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Iloper Sáb Mar 09, 2013 3:44 am

Tenho de concordar que nem o lubrificante se desgasta, nem congela. Deixar um relógio anos sem mexer creio que estrague. Agora dias ou meses não me parece.
Devo confessar que tenho um Certina que nunca foi aberto desde os anos 60 e que me mete confusão quando o ponho o trabalhar porque o som é muito metálico... pale
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Paulo Girão Sáb Mar 09, 2013 12:12 pm

Olá

Os Lubrificantes têm um tempo "de vida útil", findo o prazo dado pelo fabricante, é necessário proceder à sua substituição, "renovação"... Sobe pena de não actuar da forma para que foi fabricado.

Bom!! Vou tentar "dismitificar" um pouco a questão das lubrificações... Tomemos por exemplo o óleo mineral dos motores a combustão/esplosão (Ex: Carros).
O óleo na sua "base" é composto por micro esferas (quimicas) de combustiveis fosseis, que se degradam com o passar do tempo... Tanto faz percorrer os 7500Km (kilometragem máxima) aconselhada, ou 6 meses a 1 ano de tempo de vida útil e que o óleo apenas tenha percorrido 100Km... O que ocorreu neste último caso?... O óleo foi pouco usado, é um facto, mas ocorreu o fenómeno de "oxidação" e que jamais poderá cumprir a função para que foi criado, lubrificar/proteger.
Se comprar uma embalagem de óleo selada e guardar em local seco e isento de humidades, poderá sempre que queira usar sem risco e por tempo indeterminado... Agora se fizer o mesmo com uma embalagem de óleo e que foi exposta aos agentes atmosféricos, estejam certos que não irão "proteger/lubrificar" de acordo com as normas.

Básicamente é isto que se passa com os lubrificantes... Agora quando oiço alguém dizer que tem um relógio há 40 anos (sempre a trabalhar) e nunca fez uma revisão e que está operacional!! Até arrepia. Crying or Very sad

Mas e como foi focado, é preferivel tê-lo parado (resguardado de humidades), o tempo que quiserem, Mas!!... Aconselho a fazer uma revisão, antes de voltar a usar.

Espero ter ajudado
Paulo Girão
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Kutusov Sáb Mar 09, 2013 6:18 pm

Sim Paulo, muito útil! É isso que me parece lógico que seja... quem fala de relógios sempre a andar para o óleo correr (e muita, muita gente acha isto) dá quase vontade de perguntar aonde é que eles vêem um circuito de lubrificação num mecanismo.

...e uma vez recebi um Raketa que estava parado há 20 anos ou mais e era de rir... via-se bem os restos do lubrificante que tinha... era um pó preto depositado no prato principal do mecanismo (não sei como se diz em português, em inglês seria o "plate"). Mas foi divertido limpar e lubrificar tudo "à curioso". Limpar as peças todas (excepto balanço e corda) submergindo-as em fluido Zippo, lubrificar todos os pontos de contacto (excepto joias, corda e balanço) com um único tipo de óleo.

Desculpe Paulo se esta descrição lhe deu o início de uma apoplexia mas garanto-lhe que aquele desgraçado nunca na vida viu melhor tratamento do que aquele que eu lhe dei. E ficou a funcionar direitinho e tudo. Adiantava-se uns 20 segundos por dia, o que não é nada, mas mesmo nada mau para o mecanismo e idade. E regulei-o a olho que um timegraph custa uma fortuna. Vendi-o passado uns tempos mas o comprador ainda há uns meses me disse que continua a rolar dentro destes parâmetros.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tratamento dado à colecção Empty Re: Tratamento dado à colecção

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos