Fazedores de Tempo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relógios de origem Russa: Que pensar?

4 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Seg Jan 21, 2013 3:19 pm

Olá
Tenho visto vários relógios Russos por aqui... confesso que a Vostok Europe exerce em mim algum fascínio...
Aqui pelas minhas bandas há uma casa que os comercializa. Já estive tentado por várias vezes a deixar-me levar pela... tentação, mas não sei o suficiente acerca desta marca para "arriscar". Além de que, em termos de preços, não são nada acessíveis...! ... e pelos tempos que vivemos...
Pesquisando por essa Net fora, não vejo grandes diferenças de preços...
Que me podem dizer acerca da mencionada marca?
Desde já os meus agradecimentos.

Cumprimentos,
João Martinho



Colega Marinho.
Abra um tópico sobre isso que eu ajudo

Iloper
Admin



Boa tarde a todos

Conforme sugestão do estimado Iloper abri este tópico para aprender quase tudo acerca das marcas de origem Russa.
Agradeço a disponibilidade de todos.

Cumprimentos,
João Martinho


Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Seg Jan 21, 2013 11:32 pm

Temos várias marcas russas.
Das que me lembro: Slava, Poljot, Vostok-Europe, Vostok etc

Todas são modelos de robustez e soluções mais ou menos engenhosas para problemas que são resolvidos pelos suiços com soluções mais complicadas.
Gosto da simplicidade e da fiabilidade dos modelos. Há diferentes acabamentos e qualidades dependendo das marcas e até das alturas de realização, mas nada a dizer do que conheço.

Cá em casa anda um Vostok-Europe e um Vostok
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Ter Jan 22, 2013 4:48 pm

Boa tarde a todos

Caro Iloper, grato pela informação Smile Smile
De facto, como já referi, existe uma relojoaria na minha zona que comercializa a marca Vostok Europe. Alguns dos itens possuem o mecanismo 2432 (Question) e, atendendo a algumas pesquisas que já fiz, é um mecanismo bastante fiável e robusto. Também já li alguma coisa acerca do mecanismo 2416 (se não me falha a memória), sendo que, quanto a este, fiquei com a ideia que é inferior ao anterior, destinando-se a ser comercializado no mercado interno... Question
Depois existem algumas séries que comportam mecanismos japoneses (Seiko), o que à partida, na minha modesta opinião, oferecem algumas garantias de qualidade.
Repetindo, os preços praticados, não são nada acessíveis, pelo menos no que a mim diz respeito... Embarassed Embarassed
Aguardam-se outras opiniões, daqueles bem mais entendidos que eu !! Smile

Cordiais Cumprimentos,
João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Qua Jan 23, 2013 1:29 am

Ok, primeiro, distinção importante... A Vostok-Europe não é uma marca russa. É da Lituânia e é uma espécie de marca boutique como lhes costumam chamar. Desenham o relógio segundo especificações a mandam fazer tudo fora.

A Vostok é outra marca, essa sim 100% russa e das poucas que sobrevivem. É tudo feito na própria casa, desde caixas a mecanismos.

A diferença entre ambas é muito grande em termos de qualidade e acabamentos, especialmente nos modelos de há uns 5 anos para cá. Eu diria que valem muito a pena os últimos modelos deles com mecanismos da Vostok russa: por exemplo o Red Square, o Arktika, o Gaz Limo dual hour... Eu mantenho dois na minha colecção que acho excelentes: um Red Square vermelho e um Arktika prateado:


Em relação à produção Russa de relógios foi excelente desde 1943 (fundação da Priemira Fábrica de Relógios de Moscovo) até aí aos anos 70 em que não ficavam 1 cm atrás do que se fazia na altura na Suiça. Um Vostok ou Poljot Precision, por exemplo, era (e se bem mantido ainda é) um relógio com performance de cronómetro (variação diária não mais de +/- 3 segundos).

Marcas eram mais de 100 mas, na verdade, a coisa não pode ser vista assim. No regime soviético, não havia "marcas" ou firmas privadas a defender o seu produto. O que conta mais são as fábricas e, delas, saiam relógios com nomes diferentes.

Em geral, um relógio russo tem movimentos altamente fiáveis e robustos. É engraçado notar que a Rolex recomenda uma revisão de 3 em 3 anos (que pode custar umas centenas de contos porque eles é que decidem o que lhe hão de fazer) e os intervalos de revisão de um mecanismo russo é de 10 anos. Há um contexto aqui que importa ter em conta... o país é gigante, nós não conseguimos ter a noção daquela coisa (nem o Napoleão, nem o Hitler o tiveram). O povo estava muito atrasado depois de séculos de servitude e relojoeiros eram meia dúzia nas principais cidades. Por isso, um relógio russo tinha de ser barato, robusto e fácil de reparar sem comprometer por isso a performance. Muitas peças são strandartizadas para serem compatíveis entre modelos.

Isto dá uma discussão engraçada, por exemplo, no caso dos Vostok antigos que se vêm no ebay. Há quem diga "Este modelo é falso porque esta coroa não é desta caixa, etc". Não é verdade porque não se pode aplicar o racional ocidental a tais relógios. Um desses é muito provavelmente um Vostok que necessitou de outra coroa e, com as distâncias e dificuldades de comunicação e transporte, o mais simples foi aplicar a coroa de outro Vostok que estava para peças.

Nos últimos anos da URSS e depois nos anos que se seguiram à queda, o controlo de qualidade decaiu e esse é o maior problema que pode haver com estes relógios. Tem vindo a melhorar com os anos mas praticamente todas as marcas morreram por lá. Sobrevive uma mão cheia que vai lançando modelos com stocks existentes. Que eu saiba, os únicos mecanismos que ainda é produzidos são os calibres da Vostok. Molnija, Slava e Poljot/Maktime são o que ainda sobre em stock.

Haveria muito a dizer porque a história da horologia russa é muito interessante, especialmente porque não se pode olhar para ela como olhamos para a produção ocidental. Mas no que diz respeito à pergunta original, sim... tem-se o que se paga... um Vostok de €50 é um excelente valor pelo relógio que é. Mas está a milhas e milhas de distância de um VE (que não é russo...) que tem acabamentos, materiais e especificações muito superiores. Mesmo no caso dos que têm mecanismos da Vostok russa, as especificações eram diferentes, com tolerâncias muito menores (cerca de metade) e acabamentos melhores. Foi por dificuldades de cumprir e garantir um fornecimento constante de mecanismos que a VE se mudou para os mecanismos Seiko que se vêem nos últimos modelos (Anchar, o novo N1, etc).

Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Qua Jan 23, 2013 1:34 am

Ah, e uma coisa Martinho... eu nunca compro nada numa loja física. Posso ver e experimentar, mas depois procuro na internet. O mais provável é encontrar preços mais baixos. No que diz respeito à Vostok, sempre comprei directamente da Russia (mesmo com Alfandega quando corre mal fica mais barato).

No que diz respeito à VE, os melhores mercados, na minha opinião, são a Polónia e Alemanha, ambos países da UE, por isso sem risco de se ter de pagar aí mais 30% com as taxas alfandegárias e sei lá mais o quê.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Qua Jan 23, 2013 3:26 pm

Boa tarde a todos

Caro Kutusov, aqui está um "post" de altíssima qualidade, pelo menos para mim, modestíssimo apreciador de relógios!! Shocked Shocked Shocked
Posso afirmar que aprendi bastante com o seu "post" Very Happy Very Happy Very Happy
Obrigado!!

Cordiais cumprimentos,

João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Qui Jan 24, 2013 2:32 pm

Não sabia que os Vostok antigos tinham essa precisao... vou ter de procurar um

Em relação ao post: cheers
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Qui Jan 24, 2013 11:14 pm

Vale muita a pena consultar este site: http://ussrtime.com/ É do Mark Gordon, talvez o coleccionador de relógios russos mais conceituado no mundo e que é um membro activo e muitíssimo respeitado no maior forum de relógios que há: WUS. Quando estava quase que exclusivamente virado para relógios russos, este site foi-me muito, muito útil.

Ah, e já agora para impressionar mais em relação à relojoaria russa... não sei se conhecem os Bulova Accutron, relógios eléctricos pré-quartz feitos nos EUA. A precisão era tão maior que os mecânicos tradicionais que, em plena era de conquista espacial, o processo de fabrico e como funcionavam foi classificado como ultra-secreto pelo governo americano porque eram usados no programa espacial. Hoje em dia continua a não se saber como eram feitos...

Bom, numa das brechas da Guerra Fria, e na visita do então vice-presidente Nixon à União Soviética, ele ofereceu um Accutron ao então secretário geral Nikita Khrushchev. Como tudo na época, foi assim uma coisa de ver quem a tinha maior, tipo "Nós americanos fazemos isto e vocês não." Esse Accutron em ouro foi logo mandado pelo Khrushchev para a Segunda Fábrica de Relógios de Moscovo (Slava) para que o desmontassem todo e vissem como ele funcionava. Ao fim de uns tempos (porque senão Sibéria...), a Slava conseguiu lançar o Slava Transistor, uma cópia do Accutron que é em pontos cruciais ainda melhor que o original. Hoje em dia custam muito mais dinheiro que os Accutron... um coleccionador russo de Moscovo chegou-me a oferecer um por €1000 e eu sei que não me estava a tentar levar, era até um bom preço.

...e a Omega e outros bem tentaram entrar no jogo mas, apesar de terem tido mecanismos eléctricos, nunca do calibre destes ou não feitos por eles mas encomendados à Bulova.


Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Sex Jan 25, 2013 9:25 am

Bom dia a todos

Caro Kutusov, aqui está uma bela lição de história!!
Na minha modesta opinião, além de se ser apreciador de relógios e tentar, na medida do possível adquirir algumas peças, o "nosso" conhecimento da história de marcas ou indústria relojoeira de determinado país é fundamental para compreender "o porquê" da existência dessas mesmas marcas ou indústria. No caso da indústria Russa ou, alargando fronteiras, da Ex-URSS, começo sinceramente a "apaixonar-me" pela mesma...! Very Happy Very Happy Very Happy
Agora, se não for incomodar o amigo, seria possível indicar-me por PM ou E-Mail (o mesmo encontra-se no meu perfil) alguns "sites" fidedignos e de confiança para fazer umas pesquisas de marcas como Vostok, Puljot, etc, etc... desde já, os meus agradecimentos!

Cordiais cumprimentos,
João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Sex Jan 25, 2013 8:42 pm

Mais do que qualquer outro tipo de relógios, os russos têm muita história associada, até porque no tipo de regime em que existiam o Estado era tudo. E mesmo depois do Muro ter caído e a sabermos como era do lado de lá, ainda é difícil ver por essa perspectiva. A questão das marcas, por exemplo, surge muito nas questões de forums. Quais marcas... não era um regime capitalista, não havia iniciativa privada, a marca no mostrador é algo de muito diferente do que estamos habituados no Ocidente.

Em relação aos links, com certeza que sim... eu tentei enviar uma PM mas a página fica a carregar e a carregar e, embora eu a veja, não consigo escrever nada no espaço que lá tem... Moderadores?...
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Paulo Girão Sex Jan 25, 2013 9:55 pm

Kutusov escreveu:
...e a Omega e outros bem tentaram entrar no jogo mas, apesar de terem tido mecanismos eléctricos, nunca do calibre destes ou não feitos por eles mas encomendados à Bulova.



Caro Kutusov

Devo dizer que gostei do que li, em matéria de todo o historial (dentro do possível é claro) dos mecanismo Russos... Os meus mais sinceros parabéns pela elaboração de tão rico posts... Os mecanismos eram de facto soberbos e muito precisos... Eu sou o feliz possuir de um mecanismo com "marca" ocidental.

Quanto aos Omega... Nessa época eles só complicaram de tal forma que tornaram os mecanismos incomportáveis (no que diz respeito à qualidade/fiabilidade e valor para o mercado)... Nesta "guerra" saíram vencedoras a Seiko, Citizen e Casio.

No que toca e em matéria de poder ajudar na sua dificuldade em "trabalhar" a mensagem, eu não consigo ajudar, terá mesmo de ser o Amigo Iloper.

PS: Obrigado pelas postagens enriquecedoras cheers
Melhores cumprimentos
Paulo Girão
Paulo Girão
Paulo Girão

Mensagens : 144
Data de inscrição : 13/12/2012

http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Sex Jan 25, 2013 10:46 pm

Obrigado Paulo!

Em relação ao Martinho, e antes que eu possa passar alguns links, o site WUS e The Watch Forum têm secções próprias de relógios russos, com pessoas que sabem muito mais sobre isto do que eu. O que escrevi acima aprendi eu com eles.

Em relação a compras, para marcas não existentes hoje em dia, o ebay é o melhor sítio para procurar. Para a Vostok-Europe, Sturmanskie e Aviator (estas duas sub-marcas da Volmax, que é o que sobreviveu da Poljot), o distribuidor oficial alemão é o que geralmente tem (tinha, porque não tenho verificado ultimamamente) os melhores preços da Europa. Para a Vostok russa, a comprar novo mais vale mandar vir da Russia. Mesmo no caso de haver controlo da Alfandega (nem sempre passa), fica geralmente mais barato.

É contra as regras deste forum mencionar vendedores?

Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Sáb Jan 26, 2013 10:23 pm

Nada contra,

Este é um forum de amigos para amigos de relógios. não há regras que não promovam a nossa alegria diária Smile
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Sáb Jan 26, 2013 10:37 pm

Ok, então...

Para a Vostok russa, as minhas duas referencias são a loja online Meranon, que é a loja (online e física) da fábrica em Christopol. Outro representante oficial e com preços igualmente bons é o vendedor Zenitar no ebay.

Para a Vostok-Europe, aconselho a http://www.vostok-watches.com/ na Alemanha. A Irina Maier é uma excelente e prestável pessoa, qualquer dúvida ela responde o melhor que sabe, e sabe bastante.

De um ponto de vista mais generalista, um excelente vendedor e amigo é o Julian Kampmann (googlem... googlem???). Excelente pessoa, bons contactos e preços justos, também a partir da Alemanha.

Não me interpretem mal, não sei se por cá também há destas pessoas e preços. As referências acima são as minhas, dentro daquilo que conheço e, claro está, não conheço tudo...

Bom fim de semana camaradas! Laughing Laughing

Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Sáb Jan 26, 2013 11:07 pm

Sinceramente Vostok-Europe eu neste momento comprava nas lojas nacionais que ficaram com stock de modelos.. Sei onde há iguais aos meus e a preços negociaveis. Se eu na altura dei 130e.. Smile
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Seg Jan 28, 2013 1:52 pm

Boa tarde a todos

Caro Kutusov os meus sinceros agradecimentos pela informação disponibilizada! Smile Smile

Já fiz uma breve pesquisa pelos "sítios" indicados por si e fiquei deveras... surpreendido pela "variedade" de modelos apresentados!!

Agradou-me bastante o "site" P.Maier pois parecem-me preços bastantes bons para todos os itens...

Agora, que me pode(m) dizer acerca, por exemplo, da série "Amphibian Automatic"? Têm modelos que, visualmente, me agradam bastante... com preços algo acessíveis... Que me pode(m) dizer quanto aos mecanismos dos mesmos (cal. 2416B) ?
Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos.

Cordiais cumprimentos,
João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Seg Jan 28, 2013 2:40 pm

Os Amphibia são relógios "de guerra", nunca mais acabam. Pelo preço, não há nada que se lhes chegue... automáticos, mantêm tempos decentes, à prova de água até 20AT... Uma coisa a ter em consideração (ou não porque depende dos gostos) é a questão do modelo da caixa. As 420 redondas e com aspecto mais normal...
Relógios de origem Russa: Que pensar? 3aka3133

...levam correias de apenas 18mm de largura, o que parecer algo pequeno para os tempos que correm. As caixas Minsitry (720) com aspecto mais quadrado...
Relógios de origem Russa: Que pensar? Fri-1

levam correias de 22mm, o que permite uma escolha muito maior. Isto porque as braceletes de metal são... bom, digamos que se tem pêlos no pulços num instante os deixa de ter.

As correias nas fotos são uma Time Factors 18m Nylon e uma Maratac Zulu de 22mm em duas peças.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Seg Jan 28, 2013 4:37 pm

Ando tentado a comprar um Ministry.
Cá em casa só há o Amphibia normal. Grandes relógios... Como o colega Martinho deve ter visto, era o relogio que eu escolheria para enfrentrar uma catástrofe natural... cheers
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Seg Jan 28, 2013 9:48 pm

Boa noite a todos!

Colega Kutusov, com as imagens com que nos presenteou, com esses "Russos" só me "aguçou" ainda mais o "apetite"!!!!! Adorei tanto o "normal" como o Ministry...
Como já referi noutro tópico sou um "Diver" sem nunca o ter sido... Very Happy Very Happy Very Happy
O Amphibian dito "normal" acho-o um pouco pequeno... 40mm... será incluindo a coroa ou excluindo? É que a coroa parece-me razoávelmente "avantajada"!! Mas que são bonitos são!
O Ministry é mais o meu "estilo"... rapaz "largo"... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy !, mas tanto uns como os outros poderão estar dentro das minhas possibilidades, se é que me faço entender... Embarassed Embarassed ... Outros estão fora de questão neste momento... sou o primeiro a lamentar...
A paciência é uma virtude, acho!
Ah! e quanto às braceletes... bem, ainda bem que não tenho o "kit lobisomem" como alguém já disse...! Laughing Laughing Laughing Laughing
Parecem efectivamente de muito baixa qualidade!
Os meus agradecimentos e cumprimentos,

João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Seg Jan 28, 2013 10:06 pm

Os Ministry são bastante mais encorpados de aspecto. Em termos de tamanhos, o normal é 40mm e o outro... 41mm Wink Parece bastante maior do que o outro mas é por ser mais quadrado, relógios quadrados dão sempre uma noção de serem muito maiores do que realmente são.

Quanto a serem relógio de mergulho, acho que não se deve considerar o Amphibia como tal. Que aguenta 20ATM, aguenta. Mas o bezel é sem clicks, sem marcador luminoso, bidireccional e, por isso, não dá para marcar tempos de mergulho (tempo de ar, etapas de descompressão, etc). Além disso, a luminescência é ligeiramente melhor que a de um tijolo... Mas para a banheira, piscina e praia e chega e sobra. Também quem tem dinheiro para o mergulho com garrafas como hobbie, tem dinheiro de sobra para outro tipo de relógios... Mergulho é um hobbie estupidamente caro!
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Seg Jan 28, 2013 10:17 pm

Laughing Laughing Laughing
Post quase simultâneo Colega Kutusov!!
Mergulho eu?? Só no chuveiro!! Laughing Laughing Laughing Laughing
Simplesmente gosto de relógios "granditos"!!
Mas, por exemplo, hoje depois de jantar e espero que amanhã estou com o meu velhinho Seiko 6118, restaurado "há pouco" pelo Paulo...ADMIRÁVEL restauro num velho com mais de 35 anos!
É um relógio "pequeno" para a "moda"...

João Martinho

Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Seg Jan 28, 2013 10:36 pm

Bom, então aconselho um Zlatoust Vodolaz... 58mm sem coroa, 75mm com. Laughing
Relógios de origem Russa: Que pensar? DSCN0084

Relógios de origem Russa: Que pensar? ZLATOUSTVodolaz

Num pulso de 19/20 cm de diâmetro de um amigo meu:

Relógios de origem Russa: Que pensar? 009

Relógios de origem Russa: Que pensar? 011

Se a moda é relógios grandes, este tem de ser a inveja da disconight inteira Laughing Wink
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Iloper Seg Jan 28, 2013 10:58 pm

isso lança misseis? Laughing

sorry.. nao resisti... O relogio que tive no meu pulso com o maior diametro foi de 45 e achei enorme... tenho um pulso pequeno... Embarassed
Iloper
Iloper
Admin

Mensagens : 280
Data de inscrição : 05/11/2012

https://fazedoresdetempo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Kutusov Seg Jan 28, 2013 11:18 pm

Misseis não sei mas deve ser melhor que um ariete do corpo de intervenção para deitar portas e paredes abaixo. Laughing

Eu acho que os tamanhos de caixa dizem pouco, depende muito do desenho da caixa, curvatura "daquelas coisas onde se encaixa a correia" (como se chamam em português?). Eu tenho um de 45mm que uso sem problemas e um de 44mm mas longo, 55mm de ponta a ponta ou por aí perto. Mas o formato é curvo, é quase como uma garra no pulso. Por outro lado já tive outros mais pequenos que são tão planos que a correia sai a 90 graus da caixa, coisa que não suporto num relógio.
Kutusov
Kutusov

Mensagens : 172
Data de inscrição : 08/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Martinho Ter Jan 29, 2013 9:22 am

Bom dia a todos!!!

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Bem,... não era o que eu queria dizer... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Caro Kutusov, eu disse "granditos", não GIGANTESCOS!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Perdoe-me, mas desse eu NÃO GOSTO!! É demais... em tudo Exclamation Exclamation Exclamation Exclamation ... Sem por em causa a qualidade do "monstro", que a deve ter com certeza!
Embora eu seja um rapaz "avantajado", não tenho os pulsos muito "grossos"... Gosto de me ver com relógios até, digamos, 50 mm no máximo!
Gosto do Seiko "Black Monster", do Orient "Mako XL", todos na casa dos 46 - 47 mm, tenho visto alguns Victorinox, Certinas, Omegas, Longines, que me ficavam a matar... Very Happy Very Happy Very Happy ... mas não pode ser! Mas este tópico é de relógios Russos ou melhor, da Ex-USSR, portanto. venham Vostok´s e Companhia! Smile Smile

Cumprimentos,
João martinho


Martinho

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Marinha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

Relógios de origem Russa: Que pensar? Empty Re: Relógios de origem Russa: Que pensar?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos